5 Motivos para implementar uma comunicação integrada ainda hoje

 

A comunicação integrada em sua oficina é crucial para evitar ruídos e atender a todos os seus públicos. Toda empresa, independentemente de sua área de atuação, possui dois públicos: o interno e o externo.

 

Sua oficina ou concessionária possui dois públicos:

O público interno é formado pelos seus colaboradores, já o público externo são seus clientes e parceiros. Meio óbvio, certo? Mas muitas organizações se esquecem que precisam falar com os dois lados em ter uma comunicação integrada efetiva.

Em um mundo onde a informação é tão disseminada e nos chega em diversas frentes, garantir a atenção desses dois grupos, ao mesmo tempo, em um processo de comunicação, não é nada fácil.

Portanto, conseguir integrar a comunicação interna e externa da sua oficina pode ser a melhor decisão para alcançar resultados ainda melhores do que os atuais.

 

Pense nisso:

A satisfação do seu cliente é influenciada diretamente por um produto de qualidade e o bom atendimento oferecido para resolver necessidades, que estão diretamente relacionadas com a qualidade da informação que sua equipe recebe sobre o processos da sua oficina ou concessionária.

Com uma comunicação transparente, fica muito mais fácil alinhar as expectativas do público externo com as atividades propostas pelo público interno da sua empresa.

Sem a integração entre essas comunicações, sua oficina pode causar mal-entendidos e desencontros entre o que o cliente espera e a preparação do seu funcionário, resultando em problemas dos dois lados.

Invista na comunicação integrada para entregar os melhores serviços aos seus dois públicos. Isso trará maior credibilidade para sua oficina, já que será possível evitas os ruídos na sua comunicação.

Agora que você conseguiu entender a importância da comunicação integrada entre seu público interno e externo, elencamos 5 motivos para você implementar essa ação ainda hoje.

 

Confira:

 

Motivo 1: Evita os ruídos na comunicação

Falamos sobre evitar o ruído na comunicação da sua oficina ali em cima, mas vou te dar um exemplo para ficar mais claro. Imagine comigo:

 

Sua empresa encontrou um problema em uma determinada peça e comunica aos clientes que a mesma será retirada de circulação. Mas, quando você repassou essa informação ao seu time de vendas, nem todos os colaboradores estavam presentes, então, nos dias seguintes, alguns vendedores continuam oferecendo essa peça e surge um cliente querendo comprá-la.

 

Já consegue ver o cenário de problemão se formando, né? O cliente quer a peça, fica insatisfeito e sua oficina é acusada de propaganda enganosa, além do seu funcionário que também fica em meio a essa saia justa sem saber o que está acontecendo.

O problema precisa ser resolvido pela raiz: solucionar ruídos e falhas na comunicação da sua oficina ou concessionária. Por isso a necessidade de uma comunicação integrada para evitar esses ruídos nas informações.

Quando você consegue integrar sua comunicação interna e externa, você consegue manter todos na mesma página informando sobre eventuais problemas e novidades que pode oferecer.

Informação é um recurso valioso em todos os níveis organizacionais: operacional, administrativo e estratégico.

Quando sua equipe produtiva entende com clareza seus processos e demandas, sua oficina melhora sua qualidade de serviço prestado, o gerenciamento dos processos ficam mais claros e seu atendimento ganha com isso, garantindo o crescimento e o poder de mercado da sua oficina ou concessionária frente a seus concorrentes.

Ruídos e falhas de comunicação afetam muito a motivação dos seus colaboradores, pois cerca de 80% dos problemas em empresas surgem da falta de clareza.

 

Entenda a comunicação integrada como um investimento e não como um custo, visto que ela tem uma grande importância da estratégia da empresa.

Integrando a comunicação da sua oficina, você evitará ruídos, sua oficina ficará mais transparente, suas reuniões serão mais rápidas, sua equipe cometerá menos erros e ainda evitará desconfianças ou equívocos por parte de seus colaboradores e clientes.

Motivo 2: Melhora o desempenho e a produtividade

Quando sua oficina adotar um sistema de comunicação integrada, irá perceber como as solicitações e exigências dos clientes e parceiros chegarão mais rápido e com mais precisão até sua equipe produtiva.

Um canal de comunicação único para clientes, parceiros funcionários proporciona mais insights, melhorando o aperfeiçoamento do serviço que é oferecido dentro de sua oficina.

 

Quando seus colaboradores estão bem informados, eles se sentem muito mais seguros para desenvolver suas atividades, pois entendem, com clareza, o que precisa ser realizado.

 

Uma equipe bem informada cumprirá melhor os prazos e terá muito mais atenção os requisitos de seus trabalhos.

Por tanto, a comunicação integrada melhora diretamente o nível de satisfação e a produtividade do seu público interno e, consequentemente, a satisfação do seu público externo.

 

Motivo 3: A satisfação dos seus clientes

Com colaboradores mais motivados e seguros, é inevitável que a qualidade percebida em seus serviços e atendimentos oferecidos aos seus clientes tendem a ser mais satisfatória.

 

A comunicação integrada faz com que a percepção da sua oficina e o nível de satisfação de seus clientes estejam lado a lado e cresçam juntas.

 

Quando um cliente é atendido com atenção e consegue resolver sua necessidade da melhor e mais rápida maneira, a chance dele fidelizar sua marca é enorme. Ele se sentirá muito mais confortável sabendo que pode contar com sua oficina para resolver seus problemas e sanar suas dúvidas.

Com uma comunicação integrada você conseguirá unificar diferentes setores da empresa em busca de um único objetivo: a satisfação e a fidelização do seu cliente.

 

Motivo 4: A credibilidade da sua oficina

Integrar a comunicação da sua oficina faz com que consiga alinhar seu discurso em três frentes: institucional, interno e mercadológico.

A comunicação integrada faz com que você consolide e agregue valor à sua marca, a medida em que unifica seus discursos e públicos, fazendo com sua oficina consiga transmitir uma única e positiva imagem para seus diversos receptores.

 

Quando você alinha o discurso entre os diferentes públicos, gera uma equipe mais segura e clientes mais bem informados e satisfeitos.

 

Quando todos os públicos da sua oficina estão felizes com os resultados e processos, a tendência é que haja uma visão positiva da sua empresa e, consequentemente, a credibilidade da sua oficina aumenta.

 

Motivo 5: Você irá economizar!

Implementar uma comunicação integrada em sua oficina é poder adotar uma única ferramenta capaz de atender a todos os seus públicos.

Com a internet, são diversos os pontos de contato que sua empresa têm com seu público, o que pode dispersar a informação se não houver um acompanhamento de perto.

A comunicação integrada, portanto, reduz os gastos com diferentes plataformas de atendimento e comunicação interna. Há ainda a economia no tempo de busca de informações, uma vez que tudo está concentrado em um só lugar.

 

Outra grande vantagem da integração está no atendimento. Uma ferramenta de comunicação integrada costuma beneficiar e agilizar o atendimento, o que é essencial para alavancar as vendas da sua oficina.

 

O chat online, por exemplo, presente nesses softwares, possibilita o atendimento em tempo real. Quando o cliente encontra no seu site um canal eficiente para tirar dúvidas, é bem atendido e sabe onde encontrar ajuda, sua satisfação e a preferência pelos serviços da sua oficina só aumentam.

 

Uma comunicação integrada é o caminho para o relacionamento perfeito entre seu público interno e externo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *