Faturamento: 5 passos para alavancar a receita de sua empresa

Saiba quais as 5 dicas infalíveis que toda empresa de sucesso segue para aumentar seu faturamento!

 

Você sabe o que todo empreendimento de sucesso faz para aumentar o faturamento?

Nesse artigo você vai entender que não existe nada de tão mirabolante no processo de otimizar os ganhos de uma empresa, basta seguir alguns passos.

 

Quer descobrir como aumentar o faturamento?

1. COMECE REDUZINDO OS CUSTOS

Essa primeira dica pode parecer meio óbvia, mas muitas empresas almejam aumentar seu faturamento sem saber ao certo se parte do mesmo vai para gastos desnecessários.

Se você não tem a certeza de que sua empresa está trabalhando de forma a otimizar custos, está na hora de fazer uma análise mais aprofundada para identificar gastos supérfluos.

 

Leia mais: Como cortar o custos da minha oficina?

 

Alguns pontos como reduzir a rotatividade dos funcionários, investir em marketing de baixo custo, utilizar softwares de gerenciamento, identificar produtos em estoque que não tenham giro, e sempre analisar de perto o fluxo de caixa são alguns dos exemplos de como reduzir seus custos.

 

2. Tenha presença online

Estar presente na vida de seus clientes não só no mundo offline mas também no online deixou de ser um diferencial. Há muito tempo é uma necessidade. Basta você entender qual é o perfil do cliente moderno.

O sinal é claro, em qualquer lugar que você vá, há pessoas com celulares, tablets e notebooks. O número de celulares no Brasil já é maior que o número de pessoas. Não dá mais para insistir em ficar fora disso.

Muitos clientes podem estar te procurando na internet e acabam recorrendo ao concorrente por não te encontrarem.

O marketing digital se tornou um ótimo aliado para contornar a crise e aumentar as vendas, pois é um recurso barato e com retorno relativamente alto.

Uma dica? Pare de tomar atitudes apenas quando “a água bater atrás”. Não espere seus concorrentes darem a largada para você começar a correr atrás. Seja você quem identifica oportunidades e necessidades primeiro onde ninguém vê e tome a iniciativa.

Hoje em dia ter presença online é o mínimo que sua empresa deve fazer, pois todos seus concorrentes já estão lá. Mas você já parou pra pensar qual será o próximo passo? Um lugar em que poucos estejam? Descubra e esteja lá.

 

3. Tenha uma boa gestão de pós-venda

Uma outra dica? Esse é um lugar que ainda poucos estão. Não por não saberem, mas porque é uma grande minoria que consegue entregar um atendimento de pós-venda de  qualidade. Sendo assim, considere como um diferencial e invista nisso.

Ter uma boa gestão de pós-venda significa saber exatamente quem é seu cliente e, por meio disto, desenvolver um relacionamento duradouro com o mesmo, fidelizando-o.

As empresas concentram todas suas forças em conseguir novos clientes, mas não entendem que atrair custa muito mais caro que manter um cliente atual satisfeito.

Fidelizar clientes significa ter uma base sólida de consumidores que realmente apreciam seus produtos ou serviços. Clientes fidelizados acabam se tornando porta-vozes da marca, e consequentemente, cooperam no faturamento do seu negócio.

Investindo em um bom relacionamento no pós-venda, você se torna presente na vida do seus clientes, identifica necessidades e oferece o melhor de acordo com as informações armazenadas.

 

4. Tenha um software de CRM

Agora que você já sabe que apostar em um bom relacionamento no pós-venda é um diferencial e pode aumentar consideravelmente o faturamento de sua empresa, deve estar se perguntando por onde começar, não é mesmo?

O sistema de CRM (Customer Relationship Management) ou em livre tradução, Gerenciador de Relacionamento com o Cliente, é uma dos pontos-chave para que seu pós-venda seja excepcional.

Isso porque ele permite às empresas entregar um atendimento personalizado aos clientes.

Explicando melhor, por meio de um software de CRM você consegue criar um banco de dados preciso de cada cliente seu, com todo um histórico de interações, preferências, perfil, data de nascimento, interesses, e muito mais.

O CRM existe porque é totalmente inviável lembrar de cada cliente de cabeça ou depender de uma planilha de excel para pesquisar informações toda vez que necessário. Por isso, vale a pena apostar nisso!   

 

Leia mais: Qual o real valor de um CRM para minha oficina?

 

5. Invista no treinamento de seus funcionários

Esse é outro assunto que sempre gostamos de bater na tecla aqui no blog. Considerar o investimento nos funcionários como gasto é um tiro no pé, e pode resultar naquilo que você menos quer para sua empresa: ainda mais gastos.

Ainda tem dúvidas sobre isso? Um funcionário sem o devido treinamento não compreende as diretrizes estratégicas da empresa, não veste a camisa, não se esforça o suficiente para entregar mais do que o necessário, não entende porque faz o que faz, e consequentemente, entrega um trabalho de baixa qualidade.

De nada adianta investir em um bom software de CRM e em uma ótima gestão de pós-venda se seus colaboradores não sabem como entregar um atendimento de excelência.  

Muitos clientes podem talvez escolher nunca mais voltar em sua empresa por falhas no atendimento de seus funcionários.

Então entenda uma coisa, o capital humano é o maior bem que uma organização pode ter, pois uma empresa nada mais é do que o trabalho em conjunto de muitas pessoas.

Ou seja, um capital humano altamente capacitado e unido aos ideais da organização, significa muito mais faturamento.

 

Leia mais: Como motivar minha equipe?

 

Em tempos de crise

Alternativas para aumentar o faturamento das empresas se tornam imprescindíveis. O ponto positivo disso tudo é que o mundo não é mais engessado e está em constante transformação. Ou seja, se hoje seu negócio pode estar com dificuldades, amanhã pode estar lucrando muito.

Tudo depende de não se conformar com o aqui e agora. As empresas que conseguem destaque são justamente aquelas que identificam oportunidades e procuram suprir as necessidades dos clientes antes mesmo que eles a procurem.

 

Curtiu nossas dicas?

Então, tenha sempre como ideal um atendimento impecável e consequentemente seu faturamento virá de forma espontânea.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *