CRM para oficina: entenda o real valor de um software de gestão para o seu negócio

 

Como grande parte de vocês já devem ter percebido, esse blog tem como objetivo trazer conteúdo sobre gestão para oficinas mecânicas, seja ela de uma concessionária ou independente. E qual o valor do CRM para oficina?

Por que aderir a um CRM para oficina?

Em artigos anteriores foi muito falado sobre relacionamento com clientes, perfil do cliente moderno, satisfação e afins. Por isso, vamos nos aprofundar no quesito software de gestão de relacionamento e o valor que ele tem para o sucesso de uma oficina e concessionária.

 

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“Oxe”, mas o que tem a ver software de gestão de relacionamento com sucesso do meu negócio?

Nos primórdios da sociedade realmente não fazia sentido, mas falando do mundo atual, um CRM virou ferramenta primordial para a sobrevivência das empresas, seja ela uma concessionária ou não. Posso afirmar que é tão importante quanto a maquininha do cartão de crédito. Você deve estar achando que estou de brincadeira, mas vamos lá.

 

Imagine o seguinte:

Uma pessoa entra em sua concessionária/oficina e te informa que há uma luz amarela acesa no painel. Você olha e percebe que é a luz do Airbag do passageiro, indicando que ele pode ligar ou desligar quando achar conveniente.

Nesse momento, você explica o que aconteceu e quais procedimentos ela deverá tomar caso isso ocorra novamente. Em pouco tempo o problema é resolvido e você mostra ao cliente que é “o cara“.

O cliente então vai embora e você não ganha nada por isso. Mas se tivesse prestado bem atenção, notaria que o carro estava com 28.000 km rodados – faltando 2.000 para revisão – (escrito no adesivo do para-brisa que a próxima revisão seria com 30.000 km), também não percebeu que os pneus estavam gastos e que em breve seria necessário fazer a substituição, além do alinhamento e balanceamento.

 

Com essa pequena falta de atenção você pode ter deixado de faturar uns bons reais.

 

“Mas, e se tivesse um software? O que seria diferente?”

 

Talvez nada, pois se sua empresa não tem a cultura de entregar a melhor experiência para os clientes, um CRM para concessionária não iria adiantar. Por outro lado, se sua empresa tem processos definidos e pessoas qualificadas, um software de relacionamento com cliente seria o seu maior gerador de faturamento.

 

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Pense que sua oficina tem processos e pessoas alinhadas: o cliente ao entrar na oficina, seria recebido atenciosamente por “consultores ou atendentes”.

Depois, seria feito o cadastro dele no CRM da oficina, realizado um check list gratuito, onde seria identificado todas as demandas futuras do veículo, verificado a situação da luz no painel e, como da maneira anterior, ele sairia da sua oficina com o problema resolvido, mas você ficaria com uma série de informações sobre o estado atual do veículo do seu valioso cliente.

Essas informações cadastradas em um CRM de qualidade, traria esse cliente em breve para fazer as demais coisas que foram notadas, mas que ainda não estava no momento ideal para o cliente realizar o serviço.

 

O que quero dizer é

Sua oficina pode estar deixando de faturar, dia após dia, por não possuir um software de relacionamento de qualidade. Geralmente, o CRM é negligenciado, pois é difícil encontrar alguns de qualidade e, principalmente, utilizar da melhor maneira possível.

 

Por isso, separamos alguns CRM para usar em sua oficina:

O Salesforce é um CRM para oficina bem robusto e que entrega tudo que você precisa para tê-la 100% no quesito relacionamento com cliente.

Ele é um software gringo, mas já tem operação no Brasil há muito tempo, equipe de suporte muito boa também. O complicado dele é o preço que é cobrado.

Como ele é muito completo, talvez tenham funcionalidades que você não vai utilizar na sua oficina e vai ter que acabar pagando por isso.

 

Outro CRM para oficina é uma empresa brasileira chamada Automobi, crescendo no mercado e que nasceu exclusivamente para atender oficinas mecânicas e concessionárias.

Eles possuem uma ferramenta muito boa, não tão robusta quanto o Salesforce, mas atende plenamente as necessidades de relacionamento com cliente de oficinas. Inclusive a CAOA utiliza o sistema deles junto com o Salesforce.

 

A Automobi para relacionamento com clientes de oficina e o Salesforce para venda de veículos.

 

Acredito que vale a pena olhar algumas outras empresas que possam oferecer alguma solução de tecnologia para relacionamento com cliente, mas nós podemos falar com mais autoridade por essas duas.

 

Você pode conferir a plataforma Automobi clicando aqui  e da Salesforce aqui.

 

Ficou na dúvida? Quer entender melhor sobre CRM para oficina? Fale conosco que a gente te ajudar!

 

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