Clientes na concessionária: 6 truques infalíveis para fidelizar!

 

Ao encantar seus clientes, você naturalmente garante um exército de porta-vozes do seu negócio, e o melhor – de forma gratuita.  Mais importante do que conquistar novos clientes, é saber mantê-los por longa data em sua empresa. 

 

O dia-a-dia de muitos empresários e gestores resume-se, muitas vezes, em bater metas, mostrar resultados, potencializar lucros e ainda conseguir motivar os funcionários, tudo isso com uma boa dose de pressão.

Nesse sentido, diante de todo esse cenário caótico, a maioria acaba se esquecendo do principal: os clientes.

Lucratividade é muito importante sim. Mas o que muitos não entendem é que isso é apenas o resultado. Até pouco tempo atrás, entender o consumidor não se fazia necessário. Mas agora, para se chegar ao lucro, deve-se percorrer toda uma jornada, onde o ponto de partida é se preocupar em entregar um tratamento diferenciado.

Mas então, está pronto para entender melhor como fidelizar seus clientes e se destacar no mercado? Confira as dicas a seguir.

1. Foco no cliente certo

Você sabe qual é o perfil do cliente moderno? Ou mais especificamente, você sabe quem são seus clientes? O que esperam de sua empresa?

Saber exatamente quem você quer atingir – além de poupar esforços e muito dinheiro – é fundamental para direcionar sua estratégia de negócio para o público certo e, assim, fidelizá-los.

 

2. Tratamento VIP para clientes fiéis

Qual é a graça de você estar em um relacionamento sério com alguém se você não tem um tratamento diferenciado, não é mesmo? Clientes fiéis jamais devem ser tratados como os demais.

Assim como um namoro ou casamento, é seu dever saber tudo sobre eles e entregar benefícios exclusivos, de forma que eles saibam disso. Você pode antecipar lançamentos e ofertas e investir em conteúdo personalizado.

Quer que sua concessionária seja única para eles? Trate-os como se eles fossem únicos para você. Porque de verdade, eles são!

 

Leia mais: o perfil do cliente moderno.

 

3. Aposte em programas de fidelização

Isso significa entregar recompensas ao cliente pelo fato dele preferir sua concessionária.

Algo simples como uma lavagem completa a cada três revisões, ou 10% de desconto em alguns serviços específicos no mês do aniversário.

Outra tática é recompensá-los com vantagens cada vez que te indicarem a outra pessoa. Isso faz com que um vínculo seja criado, fazendo com que o cliente sinta-se cada vez mais parte do seu negócio.

 

4. Invista em qualidade

Nada adianta você investir todos os seus esforços em estratégias de marketing para aumentar e manter clientes se o que você entrega não agrada seus clientes.

Sendo assim, invista em qualidade em todos os sentidos, no serviço, no atendimento, nas peças e cobre um preço justo por isso.

Isso também significa investir em funcionários altamente capacitados e confiáveis, já que são eles que terão contato direto com o público.

 

Leia mais: Como adaptar minha oficina ao futuro?

 

5. Crie uma experiência de atendimento única

Entregar um atendimento único significa entregar muito além do que seu cliente espera.

“O que faria as pessoas escolherem a minha empresa ao invés do concorrente?”

Muitas concessionárias e oficinas ainda possuem aquele aspecto sujo, desorganizado e com funcionários sem nenhum profissionalismo.

Agora os tempos são outros, as mulheres estão cada vez mais autônomas e presentes nas oficinas e concessionárias.

Tenha um diferencial! Entregue conforto, higiene, organização, cordialidade, uma poltrona, wi-fi, cafézinho, brinquedoteca, ou que você achar que seu cliente supostamente gostaria.

6. Automatize seus processos

Antigamente tudo era na base da memória, os vendedores de bairro sabiam de cabeça quem eram seus clientes e suas preferências, mas os tempos mudaram.

Por isso, armazene todas as informações em uma base confiável e simplificada, invista em uma gestão automatizada, em scripts, sistemas etc.

O mundo mudou e as pessoas estão cada vez mais sem tempo, dinâmicas e conectadas à internet. Por isso, simplifique e torne sua empresa mais rápida.

Fidelizar clientes é um desafio

Sim, é um desafio para todos os tipos de negócios. Mas tratando-se de concessionárias e oficinas mecânicas, um segmento cheio de profissionais amadores e desqualificados, o desafio é muito maior.

As pessoas ainda sentem muita desconfiança nesse tipo de negócio, e os gestores que não tomarem as devidas atitudes e mostrarem um diferencial, serão niveladas como todas as outras. E o diferencial está no atendimento.

Mostre ao cliente que ele pode confiar em você, seja honesto, transparente, comprometido e, acima de tudo, tenha um bom relacionamento no pós-venda.  Como dito anteriormente, fidelizar é um desafio. Mas as concessionárias que se preocuparem com isso desde o princípio, estarão anos-luz na frente das demais. Foque no cliente agora mesmo, e como resultado, tenha consumidores fiéis e focados em seu negócio!

 
Dicas de leitura:

 

 

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