Aprenda o que é CRM e como ele irá aumentar o faturamento da sua oficina

 

Você sabe o que é um CRM? Sabe como ele pode ajudar a sua oficina ou concessionária a ter um maior faturamento?

 

Uma ajudinha é sempre bem-vinda e é exatamente o que um CRM faz, a ferramenta te dá uma força a mais para operar sua empresa, otimizando seu tempo. E, se tempo é dinheiro, um CRM é sempre uma ótima opção de cortar custos.

Mas como saber o que é melhor para sua oficina visto que temos diversas opções de CRM no mercado?

Nem sempre é fácil identificar o que realmente vai fazer a diferença no seu dia a dia. Então, hoje, vamos começar falando sobre o CRM de relacionamento, o modelo de gestão que cresce a cada dia e mostra ser muito eficiente para vendedores, gerentes, atendentes e proprietários de diversos modelos de negócio, inclusive oficinas e concessionárias.

O que significa CRM?

Vamos começar pelo significado da sigla “CRM”.

CRM é a abreviação de “Customer Relationship Management”, ou, no bom português, “Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente”. O CRM foca todo o relacionamento em informações que estão cadastradas com base no atendimento e necessidade de cada cliente.

 

Como funciona um CRM de relacionamento?

Talvez a explicação a cima esteja muito simples e genérica, então vou te explicar ainda mais para que você possa conhecer todos os benefícios que um CRM de relacionamento irá trazer para sua oficina.

Vou te dar um exemplo: Um software como é a Automobi tem como objetivo principal o aumento da receita da sua oficina através do relacionamento com o seus clientes. Isso mesmo, com esse CRM você irá se relacionar com seu cliente já existente, sem ter que trazer, necessariamente, novos clientes, mas já te adianto que os seus “não clientes” vão querer ter o mesmo relacionamento que você vai oferecer.

 

O CRM da Automobi funciona assim:

Vamos supor que você seja o gestor ou diretor de uma oficina ou concessionária de São Paulo. Você possui mais de 10 mil cadastros de clientes que compraram ou fizeram a revisão dos seus carros em sua empresa. Você consegue manter contato com todas essas pessoas? Sabe exatamente em qual quilometragem estão seus carros e sabe qual o mês que elas precisam voltar para fazer a revisão?

São muitas perguntas, eu sei, mas se não souber responder ao menos uma delas, já estará perdendo dinheiro e o pior, perdendo a oportunidade de manter sua cartela de clientes ativa dentro da sua oficina.

 

Como resolver todas essas questões?

A pergunta acima é muito boa. Parece utopia conseguir resolver todas essas perguntas e saber claramente quando um carro precisa trocar o óleo ou se já chegou a hora da revisão de 20 mil km, por exemplo, mas um CRM de relacionamento resolve.

A gente entende muito de relacionamento – e de carro também! Por isso toda nossa confiança no CRM da Automobi.

Já imaginou perder algum dado desse cliente ou não entender porque ele não voltou mais para sua oficina? Pode haver diversas respostas para essas perguntas, mas vou te explicar como o CRM funciona.

 

Relacionamento é tudo!

Sua oficina ou concessionária envia para a plataforma da Automobi dados básicos como o modelo e o ano do carro e o nome e e-mail do dono do veículo. Automaticamente, o CRM irá contabilizar qual os serviços e revisões aquele determinado carro precisa fazer e envia, por e-mail ou sms, uma comunicação totalmente personalizada para o dono do carro, onde ele irá atualizar a quilometragem atual para que o CRM saiba exatamente se está dentro do previsto.

Nessa mesma comunicação, o motorista tem possibilidade de já agendar sua revisão ou serviço específico em sua oficina ou concessionária.

Essa comunicação é personalizada e quem assina ela é você ou seu gerente de relacionamento. Então seu cliente irá receber, na prática, um e-mail direcionado ao ele com toda a sua atenção.

Agora você deve estar se perguntando: Tá, mas como isso é possível? Eu te explico.

Esse CRM se utiliza da inteligência dos dados e aprende conforme mais informações são alimentadas e seu cliente irá receber, periodicamente, dicas de cuidados com o carro e alertas sempre que houver a necessidade de uma nova revisão ou manutenção preventiva.

Se já esquecemos informações básicas do nosso dia a dia, imagina o seu cliente que precisa se lembrar de fazer a revisão, trocar o óleo, fazer o alinhamento e balanceamento, calibrar os pneus… é muita coisa!

Já pensou em se relacionar com seu cliente, saber das suas necessidades, do momento exato de falar com ele e saber informações do seu carro sem fazer muito esforço? Um CRM de relacionamento com o cliente pode te oferecer tudo isso.

 

Ficou interessado em saber mais e quer conversar diretamente com o CEO da Automobi?

É só enviar um e-mail para davi@automobi.com.br que ele irá te detalhar como sua oficina pode lucrar mais fazendo o básico que é cuidar do seu cliente e do carro dele.

 

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