Perfil do cliente moderno: o que mudou e como conquistá-los

 

Há alguns anos, quando a internet mal tinha se formado, o consumidor era quem procurava as empresas, utilizando o meio digital somente como apoio para buscas, como uma lista telefônica. O mundo era engessado, com pessoas engessadas e empresas engessadas.

 

 Quem pensaria em perfil do cliente moderno? Mas isso mudou.

 

Fazer comunicação é como atirar em um pato em pleno voo. Para acertar, é preciso mirar onde ele vai estar. Se a mira for feita no ponto em que ele está agora, erraremos o alvo. Na vida empresarial, isso significa sempre estar atento para corrigir o rumo das ações constantemente, para chegar ao resultado almejado.”
Walter Longo

 

Era digital

A era digital, permitiu que o consumidor se tornasse mais ligado à informação, usando-a a seu favor e aumentando as possibilidades de compra.  Tudo foi se transformando tão rápido, que as conhecidas “empresas imutáveis” viram seu castelo do conformismo desmoronar aos poucos e o das “empresas visionárias” prevalecer.

Espantosamente, não estamos mais na era digital, mas na pós-digital. Isso significa que qualquer coisa que seja certa hoje, poderá não ser amanhã. Em um cenário tecnológico, automatizado e abarrotado de informações, as pessoas estão cada vez mais exigentes, sem tempo e hiper conectadas entre si.

 

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Qual a diferença?

Diferente da era pré-digital, agora são as empresas que vão atrás de seus clientes. Fidelizar é o atual grande desafio, já que todos os concorrentes estão disponíveis para seu cliente, com um atendimento impecável, só esperando seu primeiro deslize.

 

“Os clientes não esperam que você seja perfeito. Eles esperam que você possa consertar as coisas quando elas derem errado.”
Donald Porter

Mas como fidelizar esses consumidores em um mercado tão competitivo?

A resposta está no relacionamento. Atender bem o cliente deixou de ser um diferencial, agora é uma necessidade. Não apenas na hora da venda, mas principalmente no pós-venda. Esse é o caminho mais rápido e seguro para conquistar  e fidelizar seus consumidores e entender o que o cliente espera.

Tudo está se automatizando, as máquinas estão cada vez mais presentes e os serviços de autoatendimento nos permitem resolver nossas demandas sozinhos, sem intervenção de outras pessoas. A única coisa que as máquinas não podem substituir no entanto, é a empatia e o cuidado de um bom relacionamento. Esse com certeza será um grande diferencial para sua oficina ou concessionária atender e conquistar o perfil do cliente moderno.

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